A prenda ideal...

Publicada por Referee | quinta-feira, dezembro 21, 2006 | 0 comentários »


Numa altura de prendas e presentes, este blog associa-se ao espírito e auxilia a escolha, não poderia deixar de sugerir o best seller da “azia”, de autoria do Mestre de entre os Mestres do mundo do apito. Um autentico “doce” da literatura desportiva com uma grande vantagem: não engorda, o máximo que pode acontecer são umas valentes rizadas. A não perder. :p

«O último cartão», é um convite a saber o que um árbitro pode passar ao longo da sua carreira. Os “apertos”, “os convites”, “as propostas” e os “erros” revelados por Jorge, convidam a perder algum tempo com este livro escrito em conjunto com o jornalista Jorge Baptista.
De todas as histórias contadas no livro, e são muitas, Jorge Coroado destaca uma. A célebre «azia» com que o árbitro ficou depois do encontro entre o Desportivo de Chaves e o Sporting (2-2) de 1999. Agora, em livro, Coroado admite ter recorrido «à lei das compensações» para resolver o jogo que até ao fim foi complicado. Tal como conta, o jornalista Valdemar Duarte ligou-lhe no dia seguinte para lhe perguntar como se sentia. «Estou com uma grande azia», respondeu o árbitro então.
Neste livro, Jorge Coroado fala abertamente de erros que cometeu, mas também de decisões acertadas que tomou e que também foram contestadas. Conta ameaças de morte que sofreu, do cachecol do Chelsea que recebeu um dia após a eliminação da equipa inglesa da Taça das Taças. Coroado revela que 1986 foi um ano que nunca esquecerá devido a ter subido à primeira categoria e é precisamente aí que começa a contar «histórias soltas», que mete cheques, mobiliário, e das várias situações que passou com muita GNR à mistura.

0 comentários