O Examinador

Publicada por Referee | quarta-feira, novembro 01, 2006 | 0 comentários »

Todas as sociedades são constituídas pelo célebre modelo em pirâmide, onde a base é constituída pelo subordinado e o cume pelo subordinante. Também no seio da arbitragem isso acontece.

A famosa pirâmide é constituída por seis “escadas” (actualmente ocupo a terceira), e como é lógico para subir é necessário ter preenchido certos requisitos (claro que há alguns que usam o elevador... mas só para os que nasceram com os glúteos voltados para a lua...).

Neste caso os requisitos são compostos por duas provas teóricas, duas físicas e oito praticas. O somatório dita o(s) contemplado(s).

Em todas as profissões há bons e maus trabalhadores assim como bons e maus avaliadores. Também na arbitragem é igual.

Para se ser um bom avaliador (supostamente) terá de se ter um profundo conhecimento da vertente teórica e pratica (se não o é deveria ser). O maior receio do examinado é ter um examinador que pela derme demonstra uma coisa e no miolo é outra.

Na arbitragem costuma-se dizer que ou se é arbitro ou “apitador” (isto tem o curso de arbitro mas de arbitro é muito pouco). Quando um árbitro termina a carreira é frequente que inicie uma nova, a avaliador (observador). Até aqui tudo bem, o pior é quando um “apitador” também quer ser avaliador.

Mas o maior receio do examinando (arbitro) é ter um examinador (observador) que oficialmente foi arbitro mas oficiosamente não passou de um verdadeiro apitador.
Esses são muito perigosos pois quando estavam a jusante eram uns “cordeirinhos” mas quando pularam para “montante” vestem a pele de “lobos”, que apesar de profundos conhecedores da componente pratica (com largos anos de experiência e ao mais alto nível) devem ter Alzheimer e ficaram iguais aos coitadinhos dos ex-apitadores que (como não sabem mais) apontam o dedo a tudo o que mexe.
Essas pessoas revelam uma verdadeira falta de carácter e personalidade mas mesmo assim são consideradas a “nata” da freguesia. Mas quando passarem para a “nata” dos municípios ficam sujeitos a força da gravidade e rapidamente afundam.

Enfim cada um tem o que merece….

0 comentários