Markus Merk quer introduzir a prova de vídeo no futebol

Publicada por Referee | quinta-feira, março 06, 2008 | 0 comentários »


O árbitro alemão Markus Merk quer introduzir a prova de vídeo no futebol. O juiz apresentou uma proposta à liga de clubes do seu país para acabar com os erros graves de arbitragem nos encontros da Bundesliga.

Na origem da ideia está um erro que o próprio Merk cometeu na semana passada, quando validou um golo do sueco Markus Rosenberg (Werder Bremen) em situação de fora-de-jogo. «Soube que me tinha enganado quando o encontro se reiniciou, porque vi a repetição no ecrã gigante do estádio», disse o árbitro em entrevista à Kicker

Merk sabe que os juizes não podem ser contestados a toda a hora e, por isso, propõe que cada equipa possa colocar em dúvida duas decisões por encontro. O próprio árbitro também teria direito a duas provas de vídeo, o que limitaria o número de interrupções a seis. Para que não haja muito tempo perdido, uma comissão de três pessoas teria um minuto para tomar a decisão final. Se durante esse período não houvesse uma decisão, manter-se-ia a original. Nos últimos dez minutos só poderia haver uma interrupção.

«Quando alguém com o currículo de Merk faz sugestões sérias merece que as tomemos em considerção», afirmou já Rainer Koch, vice-presidente da liga alemã. A FIFA, por sua vez, sempre se manifestou contrária à prova de vídeo. Markus Merk é considerado um dos melhores árbitros da Europa.
in maisfutebol

0 comentários