Analise ao Árbitro do Benfica vs Sporting

Publicada por Referee | segunda-feira, abril 30, 2007 | 0 comentários »


No Derby de ontem Benfica vs Sporting, arbitrado pelo Lisboeta Pedro Henriques surge algumas dúvidas do seu trabalho. Na minha opinião foram cometidos erros que influenciaram o resultado. Aqui fica uma análise dos casos mais polémicos:
7’ Existe falta de Caneira sobre Miccoli? O cartão amarelo é bem exibido, ou ficou por mostrar o cartão vermelho?
Efectivamente o Miccoli, ja tinha ultrapassado o Caneira e dirigia-se em direcção a baliza adversária sem mais nenhum defesa pela frente a não ser o guarda-redes. Se Caneira não cometesse falta, Miccoli ficaria isolado em direcção à baliza do Sporting e com hipótese de fazer golo. Segundo as leis de jogo "destruir uma ocasião clara de golo dum adversário que se dirija em direcção à sua baliza cometendo uma falta passível de um pontapé-livre ou de um pontapé de grande penalidade". Significa que nesta jogada o Caneira deveria ser expulso (cartão vermelho), ficando a sua equipa a jogar com 10 jogadores.
78’ Caneira faz falta sobre Karagounis? Se sim, ficou por mostrar o segundo cartão amarelo ao jogador do Sporting?
Efectivamente Caneira não faz falta sobre Karagunis, o jogador do Benfica "cava" a falta. Mas em campo qualquer árbitro assinala a falta. Assinalando a falta esta é merecedora de advertência, neste caso a 2ª e o consequente vermelho.
79' A bola bate na mão de Alecsandro após tentativa de remate de David Luiz. Grande penalidade por marcar?
Jogar a bola com a mão por si só não é falta. É falta quando de forma voluntária ou involuntária altere a sua trajectória inicial tirando vantagem dessa acção. Neste caso o Alecsandro não tem intenção em jogar a bola com a mão mas esta ao entrar em contacto com a mão influencia a trajectória da bola tirando vantagem a sua equipa desse acto. Assim sendo ficou por assinalar uma grande penalidade a favor da equipa visitada.

0 comentários