Novas Provas Fisicas para Arbitros

Publicada por Referee | quarta-feira, novembro 22, 2006 | 0 comentários »

A evolução dos métodos de avaliação (físicos) chegou a arbitragem. Devido as novas exigências, o arbitro corredor de fundo e de meio fundo vai passar a ser recordado nos vitrais dos museus de arqueologia. Termina assim a era do velhinho teste “Cooper” que vai deixar saudades aos atletas pouco ligados a condição física continua. Vamos deixar de ver nas provas árbitros que parecia que metiam a mota a trabalhar e lá iam eles a correr (nunca se sabe muito bem para quê ou porquê) só com o intuito de terminar em 1º lugar (lugar esse que valia tanto como o ultimo, pois apenas era necessário cumprir o mínimo), para receber a tão afamada medalha de…. Cortiça. :p

As novas provas físicos entraram em vigor nas próximas provas intercalares.

Os novos testes físicos têm o objectivo de se adequarem as exigências técnicas e tácticas a que o futebol actual tem sofrido nos últimos anos. O árbitro dos tempos modernos tem de ser capaz de efectuar vários sprints de 10 ou 20 metros (para acompanhar um contra ataque rápido), e ter a capacidade de os repetir (com o mesma performance) 30 ou 40 vezes. Mas o árbitro não vive só de sprints também tem de andar e correr, enfim uma série de situações que o teste “cooper” não conseguia avaliar.

Teste 1 – Prova de Velocidade

Pretende avaliar a velocidade média realizada durante 6 repetições numa distância específica (40 metros) que constantemente se realiza no decorrer do jogo.

Execução

O executante deverá realizar 6 sprints de 40 metros, com intervalo de 1 minuto e 30 segundos, onde deverá recuperar até à posição inicial de partida.
A partida para esta prova é dinâmica, isto é, o executante inicia a sua corrida numa linha que se encontra 1,5 metros atrás da linha de partida, sendo a cronometragem apenas iniciada quando passa (já em corrida) a linha de partida.

Se o executante cair, tropeçar ou falhar o tempo numa das corridas, é concedida mais uma corrida de 40 metros imediatamente após o final da 6ª corrida. Caso falhe a segunda tentativa é automaticamente excluído das provas.

Tempos






Teste 2 – Resistência

Tem por objectivo medir a capacidade de efectuar corridas em alta intensidade intervaladas com exercício de baixa intensidade (andar). Também este teste, procura reflectir o esforço realizado pelo árbitro no terreno de jogo durante um jogo de futebol.

Execução


Ao som do apito, os executantes, colocados no ponto 1 da figura, deverão iniciar a corrida devendo chegar à zona de caminhar, marcada por quatro cones antes de ouvir um segundo apito, que indica o fim do tempo para completar o percurso dos 150 metros.
Se ao som do segundo apito, o executante não tiver alcançado a zona marcada por cones é lhe exibido um cartão amarelo informativo da sua falha. Ao 2º cartão amarelo, é exibido o vermelho, devendo o árbitro parar e sair da prova.

Os executantes apenas poderão sair da zona de caminhar (tracejando), que estará barrada com uma bandeirola por um juiz da prova (Inicio 2), após ser dado novo apito e bandeirola levantada.

Dois percursos de 150 metros em corrida somados aos dois percursos de 50 metros a caminhar, perfazem 400 metros (1 volta à pista). Para completarem com aproveitamento esta prova de resistência os árbitros deverão percorrer, no mínimo, 10 voltas à pista.

Tempos

0 comentários